free counters

segunda-feira, outubro 1

Assaltos nas praças !


   
         Esta semana, Domingo pela manhã houve a inauguração oficial da reforma da praça Rodrigues Sancho. Obra realizada pelas construtoras P&G e Milênio. Ao contrário do que muitos acreditavam, a reforma foi feita e a praça hoje é bem mais frequentada. A pouca quantidade de árvores, colabora com a iluminação e torna a Rodrigues Sancho perfeita para atividades noturnas. Entretanto, ambas as praças sofrem o mesmo problema, o qual a três anos eu observo: A total falta de policiamento. Viaturas do Ronda passam uma vez ou outra, quase nunca estacionam e raramente, muito raramente fazem alguma abordagem a possíveis suspeitos. O consumo de drogas ocorre todos os dias e a todo os momento, os assaltos se repetem diariamente, sendo que em um único dia da semana passada ocorreram quatro casos. Mês passado fomos surpreendidos com um tiroteio em frente ao Tao Residence. Foram mais de dez tiros trocados entre um segurança particular e marginais. É uma situação complicada. Já busquei a solução, porém sem êxito. Por exemplo:
  • Reuniões com o comando de segurança do estado. ( Polícia civil, militar, Ronda ). Fui informado que o modelo de segurança não permite mais policiais fixos e que mesmo que fosse permitido, não existem policiais disponíveis. ( É algo muito difícil de acreditar, pois quem passa perto de um comitê no caminho do Iguatemi, pode verificar dezenas de policiais nas esquinas próximas )
  • Contratação de empresas de segurança privada. Poderia ser a solução, mas seria preciso termos uma arrecadação, no mínimo de R$ 12.000,00 / mês, já que o custo de um segurança com um cão em tempo integral não sai por menos de R$ 10.000,00. Considerando que nossa arrecadação sequer custeia o salário do zelador + impostos + alimentação, fica difícil. Lembrando que temos que somar a esta despesa, todos os sacos de lixo usados na praça. ( Sim, a prefeitura não fornece ), reposição dos kits de irrigação ( quebrados por vândalos ) e corte do gramado e a poda das pequenas plantas, efetuada mensalmente.

        Para que tenham uma idéia do abandono, fazem mais de três anos que a prefeitura , através da regional dois, promete a reforma da quadra, do campo de futebol e do piso. Obviamente que se efetuada a reforma, a praça passa a ter uma frequência maior de pessoas e a segurança tende a melhorar.
Bom, sinceramente eu não imagino o que possamos fazer. Já consegui reportagens, tanto em jornais nas tvs como em jornais escritos. Já tentei conseguir a ajuda através de políticos. Infelizmente estes são especialistas em prometer e não cumprir. O que sei é que, cada vez mais a insegurança aumenta e a possibilidade de algo mais grave ocorrer é cada vez maior. Tomem como exemplo o caso que relatei do tiroteio. Felizmente apenas o assaltante saiu ferido. Agora imaginem, todos vocês, inclusive as diversas construtoras com grandes obras ao redor, o tamanho do prejuízo, caso tenhamos um latrocínio em alguma das duas praças. Tivemos o caso da empresária Marcela, a quatro quadras de distância. Nem assim a segurança foi reforçada.
      Não sei como fazer para sensibilizar os responsáveis pela segurança de nossa cidade. Quem souber me diga !!!


Abraço a todos e fiquem com Deus !

Nenhum comentário:

Postar um comentário